sábado, 11 de julho de 2015

Como surgiu os Kata da Série Heian (平安)


Originária da cidade de Shuri (região norte da ilha de Okinawa), a série Heian foi criada e desenvolvida em 1905, por Yasutsune Anko Itosu.
Itosu tinha como objetivo facilitar e divulgar a pratica das técnicas básicas ensinadas nas escolas secundaristas (até então só praticava os Naifanchi (Tekki) durante 2 ou 3 anos) diferenciando-as assim das técnicas ensinadas nas universidades. Anko Itosu entendia que esses kata eram mais fáceis de ser assimilados e compreendidos pelos estudantes secundaristas.
Mais como ele criou esses kata? O kata escolhido para ser desmembrado em 5 kata diferentes foi o Kosokun dai/Kushanku dai (criado por Sakugawa) também conhecido no estilo Shotokan como Kanku dai. Esses kata receberam o nome de Pin-ãn (Funakoshi, aluno de Itosu, rebatizou para Heian e mudou a ordem dos kata, considerando seus vários pontos de dificuldade e facilidade para o ensinamento). O nome da série faz referência ao Período Heian (por volta de 794 a 1192). A palavra Heian significa “paz () e tranquilidade ()ou mente tranquila”.
Quanto aos kata, podemos observar que todos começam e terminam com uke-waza (defesa), expressando-se assim a humildade. Gichin Funakoshi lembrava frequentemente a seus discípulos: “sem a cortesia, o karate-do perde o seu espírito.” “Uma expressão dessa cortesia é a inclinação de cabeça feita no inicio e termino de cada kata.” (NAKAYAMA. O melhor do karate vol.2, p.12)
Para executar estes kata da série heian é necessário dominar as técnicas básicas e não deve ser desprezados pelas praticantes avançados.

Conheça os 5 Kata da Série Heian para o estilo Shotokan.
FAIXA BRANCA
KATA: HEIAN SHODAN
Paz e tranquilidade - 1 - 21 Kyodos (Movimentos)

FAIXA AMARELA
KATA: HEIAN NIDAN
Paz e tranquilidade - 2 - 26 Kyodos (Movimentos)

FAIXA VERMELHA
KATA: HEIAN SANDAN
Paz e tranquilidade - 3 - 20 Kyodos (Movimentos)

FAIXA LARANJA
KATA: HEIAN YONDAN
Paz e tranquilidade - 4 - 27 Kyodos (Movimentos)

FAIXA VERDE
KATA: HEIAN GODAN
Paz e tranquilidade - 5 - 23 Kyodos (Movimentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre este assunto.
"Veja-se no próximo e nunca o fará mal."